Tutorial Duelista
Tutorial de classe atualizado com tudo até o episodio 27 de Cabal Online!
Os verdadeiros mestres das artes marciais, o Duelista é uma classe que
utiliza o estilo de lâmina dupla para tornar seus inimigos impotentes.
Utilizando velocidade e agilidade, esta classe é uma escolha de alto dano para
lidar. O Duelista usa uma armadura leve e se beneficia altamente de status de
Destreza e Força.
Ao contrário dos Guerreiros, a classe Duelista já é mais
recomendada para jogadores experientes. Eles são os sucessores das “regras
intermediárias da força” e suas técnicas se desenvolveram com base em uma arte
marcial oriental bem antiga. O foco desse tipo de personagem é a velocidade.
Trata-se de uma classe extremamente mortal com a espada, capaz de fazer frente
a qualquer tipo de inimigo em diversas situações diferentes.
O Duelista, como o nome pode sugerir, chama atenção por usar duas
espadas, duas katanas ou uma espada e outra katana. Essa classe também não usa
armaduras e sim quimonos que são mais leves e ágeis, e também é a opção para
aqueles que querem aproveitar uma jogatina totalmente solo.
Índice:
1 – Sobre a classe:
2 – Build e distribuição de pontos:
3 – Set utilizado: Quimono4 - Joias:5 - Skills:6 – Runas e runas supremas:7 – Weapon X:8 – Modo de batalha [BMs] e sinergias.
SOBRE A CLASSE.
Bom, neste guia, iremos aprender tudo o que você precisa saber sobre
esta classe tão aclamada, chamada de Duelista.
Primeiramente, precisamos saber qual o motivo de ser Duelista, quais
builds seguir, quais skills comprarem e assim vamos indo, desde o set até BM3 e
suas sinergias.
Você está pronto para começar? Então vamos lá!
- Ótimo Atack
- 3º Melhor Defesa
- 2º Melhor HP
- Melhor Evasão
- Build de fácil distribuição
- Ótimas Skills- A maioria dispõe de Taxa/Dano Critico.
- Ótimos Over-Buffs.
- Ótima BM2.
- 2º Melhor BM1 dispõe de 45 de Taxa e 50 de Danos.
- Melhor classe solo para DG.
- Ótima Finisher, utilizada em PVP.
- Ótimo para UP, pois possui muito HP, evasão, defesa, skills com queda, stun e
área.
- Não é uma opção boa, para alta pontuação em TG.
- Ótimo para TG tática – Essencial para derrubar torres, única classe que
possui anti-debuff.
BUILD - Distribuição de pontos
O duelista ganha o mesmo status na distribuição dos pontos de Força e Destreza, ou seja, é a distribuição 4x1. A cada 4 pontos distribuídos em força ganha 1 de atack, e a cada 4 pontos distribuídos em destreza ganha 1 de atack também. Portanto a distribuição de força e destreza fica a gosto do player, apenas atente-se ao mínimo que o set e armas pedem. (Espada: Pede mais Força / Katana: Pede mais destreza)
For – ***
Int - Mínimo pedido pelo Set.
Dês - ***
Para Saber se sua distribuição está correta divida os pontos de For ou Des por 4, o resultado tem que ser número inteiro.
Para fazer um duelista violento com força, destruidor, basta colocar seus pontos de em FOR deixando o DES com mínimo para usar katana paládio +18 que seria 408 de DES, mas se você quer agilidade ataques mais rápidos, só basta fazer o contrário e colocar o máximo de pontos em DES e o mínimo em FOR para usar espada paládio +18 que seria exatamente os mesmos 408.
O recomendado é não deixar os pontos iguais para DES e FOR, porque não aproveitaria a máxima capacidade de seu duelista.
Ao criar seu char, ele vai ter os seguintes status:
STR:24 |
Ataque:11 |
Evasão:34 |
INT:3 |
Mágica:5 |
HP:50 |
DES:8 |
Defesa:4 |
MP:20 |
|
Precisão:65 |
|
Um Duelista, no level 150 (nível base para builds), com ranks Transcendente/Transcendente, tem 1164 pontos para distribuir como quiser, com remanejamento com poções de extração, para um melhor desenvolvimento do tutorial, vamos usar um char baseado nos status acima, Level. 150, Transcendente/Transcendente.
Antes de começar a montar nossas Builds (lembrando que, aqui só faremos por enquanto, builds de PONTOS), se faz necessário fazer uma pequena descrição delas, segue abaixo:
Descrição |
Valor para cada 10 pontos atribuídos |
|
|
Ao colocar pontos em
STR |
Ataque: 2,5 |
Mágica: 1 |
|
Defesa: 1,5 |
|
Precisão: 20 |
|
Evasão: 12 |
|
Ao colocar pontos
em INT |
Ataque: 0 |
Mágica: 3,5 |
|
Defesa: 0 |
|
Precisão: 4 |
|
Evasão: 1 |
|
Ao colocar pontos em
DEX |
Ataque: 2,5 |
Mágica: 1 |
|
Defesa: 1,5 |
|
Precisão: 20 |
|
Evasão: 12 |
Os status necessário segue na tabela abaixo,
Pontos necessários para uso do set e
arma sigmethal |
||||||
Atributo |
Mascara |
Quimono |
Sapatilha |
Punho |
Katana |
Espada |
Força |
295 |
300 |
282 |
278 |
221 |
332 |
Inteligência |
59 |
60 |
57 |
56 |
55 |
55 |
Destreza |
295 |
300 |
282 |
278 |
332 |
221 |
Pontos
necessários para uso do set e arma sigmethal +18 |
||||||
Atributo |
Mascara |
Quimono |
Sapatilha |
Punho |
Katana |
Espada |
Força |
330 |
335 |
317 |
313 |
249 |
374 |
Inteligência |
66 |
67 |
64 |
63 |
62 |
62 |
Destreza |
330 |
335 |
317 |
313 |
374 |
249 |
|
|
|
|
|
|
|
Pontos
necessários para uso do set e arma paládio |
||||||
|
|
|
|
|
|
|
Atributo |
Mascara
|
Quimono
|
Sapatilha |
Punho
|
Katana
|
Espada
|
Força |
346 |
351 |
325 |
321 |
244 |
366 |
Inteligência |
69 |
70 |
65 |
64 |
61 |
61 |
Destreza |
346 |
351 |
325 |
321 |
366 |
244 |
Pontos
necessários para uso do set e arma paládio +18 |
||||||
Atributo |
Mascara
|
Quimono
|
Sapatilha |
Punho
|
Katana
|
Espada
|
Força |
381 |
386 |
360 |
356 |
272 |
408 |
Inteligência |
76 |
77 |
72 |
71 |
68 |
68 |
Destreza |
381 |
386 |
360 |
356 |
408 |
272 |
Opção
de Armadura |
Taxa
critica |
Amp.
Espada |
Amp. Espada |
Taxa Critica |
Dano
e/ou Taxa critica |
Dano
e/ou Taxa critica |
·
Katana e Espada podem ter o Dano em uma e
Taxa critica em outra considerando que o DU usa duas de cada ou uma de cada
equipado. |
Levando estes dados em consideração, concluímos que, seu status "inicial" para montar a build quimono é de: STR:
408 / INT: 77 / DEX: 408
Total de
893 Pontos.
Sobrando
271 pontos para aplicar em força ou destresa.
Joias
Anéis.
Anéis da Sorte: +1 taxa critica +10%, +2
taxa critica +15%, +3 taxa critica +17% e +5 taxa critica +17%
Anel
Lutador: +1 a +7 dano critico +5%
Anel críticos: +1 dano critico +10%, +2 dano critico +15%, +3 dano critico +17% e +5 dano critico +25%.
Brincos.
do vampiro: de +4 até +9.
Braceletes.
do Lutador: +1 com amp espada +3% até +8 com amp espada +9% .
Amuletos.
Aqui vai
depender novamente da sua preferência. Caso seu set esteja focado em PvM,
e você já tenha brincos vamp. E braceletes da extorsão, um amuleto vampírico +6,
viria a calhar.
Caso você esteja dando preferência a uma taxa crítica, use um Amuleto da dor +5
que dá dano critico 5% e max taxa critica 2% até +7 que dá dano critico12% e
max taxa critica 4%
Cinto.
O cinto do lutador do caos de minesta é um dos indicados para DU
Effector
Técnicas
Dicas de skills de ataque e suplementar na ordem do grau de espada.
Vamos
no basear no fato de que Duelista não usa ataque magico, por isso não iremos
tratar aqui de lanças, rajadas, canhão e projeteis, pois elas dependem de
ataque magico, iremos listar na ordem de grau de técnica do personagem,
lembrando que o dano adicional aumenta conforme for aumentando o nível da skill.
Esta lista contem o nome da skill e seus principais atributos.
Técnicas de ataque.
NOVATO
- Saque relâmpago – Amp. Espada 5%, ataque adicional
+34 e queda +40%.
- Perfurar e Cortar – Amp. Espada 5%, danos críticos 15%
e ataque adicional +64.
- Estocada Impactante – Amp. espada 5%, ataque
adicional +34
- Recuar - Ótima habilidade, com ela o personagem
pode recuar 4 células fazendo o seu oponente perder seu alvo, o player pode
efetuar uma alteração muito funcional com esta habilidade (Deslizar / Recuar).
APRENDIZ
- Corte Duplo - Amp. Espada 5%, danos críticos 15%
e ataque adicional +59.
- Corte Triplo - Amp. Espada 15%, danos críticos 15%
e ataque adicional +112.
- Deslizar – Aumenta a velocidade de movimentação
por um curto período de tempo, ótima skill para chegar rápido nos pontos longínquos
dos mapas.
ASPIRANTE
- Desbalancear - Ataque adicional +136 e queda +70%.
- Dupla Crescente - Amp. Espada 25%, danos críticos
20%, ataque adicional +157 e queda +70%.
- Cruz Mortal - Amp. Espada 25% e ataque
adicional +254.
ESPECIALISTA
- Assalto - Amp. Espada 20%, acerto +50, ataque
adicional +120 e silencio +61% (dura por 6 segundos).
- Dança Nebulosa - Amp. Espada 35%, danos críticos
20%, ataque adicional +456 e queda +85%.
- Estilhaçar - Amp. Espada 35%, danos críticos 20%,
ataque adicional +336 e queda +75%.
- Choque Arcano - Amp. Espada 20%, ataque
adicional +72 e atordoamento +66% (dura por 2 segundos).
PERITO
- Corte Circular - Amp. Espada 15%, ataque
adicional + 306 e investida +60%.
- Espiral Fantasma - Amp. Espada 45%, danos críticos 20%
e ataque adicional +543.
MESTRE
- Corte da Lua Gêmea - Amp. Espada 45%, danos críticos
25%, ataque adicional +364 e queda +70%.
- Interferência Vital - Amp. Espada 25%, ataque
adicional +67 e atordoamento +61% (dura por 5 segundos).
MESTRE SUPREMO
- Grito das Espadas - Amp. Espada 55%, danos críticos 25%,
ataque adicional +938 e queda +80%.
GRÃO MESTRE
- Fúria das Laminas – Amp. Espada 61%, danos críticos
20%, ataque adicional +1586 e queda +90%, contém precisão -100 e evasão -100 (com duração de 8 segundos)
ANCIÃO
- Corte Relâmpago - Amp. Espada 61%, danos críticos
20% e ataque adicional +1586.
TRANSCENDENTE
- Tempestade Mortal Amp. Espada 66%, danos críticos
25%, ataque adicional +2015 e queda +80%.
- Chamas do infinito - Amp. Espada 66%, danos críticos
25%, ataque adicional +2288, queda +80% e precisão -15 (com duração de 8 segundos).
- Caçador Falcão - Amp. Espada 76%, danos críticos
25%, ataque adicional +2709, queda +80% e precisão -15 (com duração de 8 segundos).
Técnicas
suplementares.
Técnicas suplementares ou como são conhecidas como OVER-BUFFS / DEBUFF
são aquelas técnicas que dão aumento de dano, ponto de ataque, pontos de
defesa, escuda contra danos, recuperação de HP, cura (no caso de ser arqueiro)
ou restauração de SP (no caso dos magos). Particularmente o DU tem uma
suplementar que o deixa imortal por alguns segundos, tornando nulo qualquer
ataque de Boss contra ele.
Listando novamente por grau de técnica as suplementares abaixo, (deslizar
e recuar já foram citados entre as skiils inicial devido sua importância):
NOVATO
- Regeneração: Restaura
gradualmente os pontos de vida, durante o período de tempo na batalha, possui
recuperar hp +3 (por 2 segundos) e recuperar mp +3 (por 2 segundos).
MESTRE SUPREMO
- Esconderijo natural: Trás melhor defesa aos equipamentos, para reduzir status indesejáveis, possui
resistência a imobilidade +100% (dura 3.8 segundos)
ANCIÃO
- Corpo espectral: Aprimora
sua intuição, e evade perfeitamente todos os ataques dos inimigos, possui evasão
completa (Imortal), (dura 3.4 segundos).
- Arte do poderio: Um
poderoso ataque que causa grandes vibrações no ar possui evasão -550 e dano
adicional +1100 (dura 12 segundos).
TRANSCENDENTE
- Campo do horror: Habilidade
avançada do espadachim que atinge os inimigos ao alcance da habilidade causando
terror, possui defesa -88 e evasão -310 (dura 30 segundos).
- Lamina Intensa: Desperta
as habilidades latentes da arma, possui ataque +22, amp. Espada +11% e bloqueio
-240 (dura 30 segundos).
- Proteção de maldição: Temporariamente melhora as suas habilidades de esquiva e do seu grupo,
possui técnica de redução de evasão 2 (dura 2.7 segundos).
- Ataque massivo: Temporariamente
melhora o seu ataque critico e de seu grupo, possui dano critico +2% (dura 45
segundos).
Técnicas passivas:
As técnicas passivas para duelista são
baseadas nos stats de seu build, por exemplo, caso seja um duelista baseado em
força você usara passivas como absorção de danos e sexto sentido que aumento
sua taxa de defesa, já um duelista com destreza as passivas usadas são
determinação e reflexo, dando tanto aumento da taxa de ataque como defesa ao
personagem.
Vamos seguir as mesmas formulas da skills e
das suplementares conforme lista abaixo:
NOVATO
- Domínio de vitalidade: Aumenta a capacidade máxima de vida através de uma preparação física possui
hp + 76.
APRENDIZ
- Concentração: Concentração
mental que aumenta sua taxa de dano possui precisão +20.
- Reflexo: Aumenta a
taxa de defesa possui evasão +57.
- Ataque massivo: Aumenta
sua taxa de ataque possui precisão +95.
ASPIRANTE
- Alma da lamina: Aumenta
o ataque ao usar mana na arma possui ataque +63.
- Instinto ofensivo: Aumenta
o ataque através da pratica dos sensos de ataque possui ataque +24.
ESPECIALISTA
- Pele de ferro: Aumenta
a defesa com a força arcana possui Hp +5 e defesa +12.
PERITO
- Passo ilusório: Aumenta
a evasão, movimentando-se com velocidade possui evasão +120 e bloqueio +25.
MESTRE
- Barreira das auras: Aumenta a defesa utilizando aura possui Hp +10 e defesa +15.
MESTRE SUPREMO
- Clarividência: Aumenta
a taxa de ataque com os olhos da mente possui precisão +349.
- Sexto sentido: Aumenta
a taxa de defesa com um senso honrável possui evasão +212.
- Controle de impacto: Aumenta o ataque com a eficiência de sua precisão possui ataque +60.
- Absorção de dano: Aumenta
a defesa absorvendo uma quantidade parcial de dano recebido possui defesa +41.
Modo de Batalha [BM] – Battle Mode
BM 1 – O Ilusionista: Caso você se depare com um MOB muito forte, ou ainda quer usar combo. Use BM1. Com ela é possível usar todas as suas técnicas normais com uma força maior. Pode ser utilizada junto com a aura em situações onde ‘o bicho pega. Dá uma ótima taxa-danos críticos, e isso é muito bom;
BM2 - O Algoz: Ganha ela no level 50 e mais uma skills que vamos ver abaixo.
Enfim, a melhor BM2 do jogo, a única que chega perto é a do MA, por poder usar 2 skills ao mesmo tempo, ainda assim, com nossa BM, em 1 hit matamos um MA que não tem defesa nem vida.
Ótima para boss, TG, GvG, PK. Temos o problema pequeno de não podermos usar todas as skills. Apenas umas poucas. Como a nossa GM, assalto, dupla crescente. Porém podemos usar o ataque normal! Sim, use sua BM e ativo o modo de ataque automático! O DSP** da nossa BM é Alto. Portanto como também são hits únicos e o DPS é alto, ligue seu Arte do Poderio.
A maravilhosa skills. O pulo do gato. Não é à toa que se chama Golpe Letal. Caso você consiga um crítico usando essa skills, o dano será enormemente monstruoso. 400% do seu ataque normal.
BM3 – Punho Relâmpago: Você vai obter a técnica de luta em sua missão de grau de level +130 , onde vai adquirir a BM3 e junto vem os ataques A e ataque B mais o ataque fatal I.
Após isso você deve craftar os livros de técnica na Chloe em Porto Lux e poderá craftar as fatais II e III. É necessário ser 130+, nível Transcendente e honra 14 para usá-los.
Veja os materiais necessários
--Transe Arcana pode ser comprada no NPC Chloe para a criação e Cópia manchada pode ser adquiridas no leilão.
Sinergias
Até 3 efeitos de sinergia podem ser acumulados. Eles só surtirão efeito após o primeiro Ataque Fatal, depois que o combo específico é realizado, é possível combinar sinergias com outras classes num grupo, para obter mais danos nos monstros. Ao acumular 3 efeitos de sinergias iguais, o segundo e o terceiro irão valer apenas 50% do efeito.
Ex.: Sinergia de + 30 Danos Críticos: Ao ser lançada 1x, você ganhará 30% de Danos Críticos. 2x, irá lhe conceder apenas 45% e 3x, 60%, as durações das sinergias variam de 12 a 15 seg ou o combo será cancelado caso não seja realizado um ataque dentro de 4 seg (ataques Fatais não dão Miss ou Block).
COMBOS
Combo sugerido
para UP
Tempestade Mortal – Corte Relâmpago – Estilhaçar – Interferência
Vital – Dupla Crescente
Caso aguente tankar um pouco mais altere a ordem do corte e tempestade.
Após upar e alcançar o seu objetivo substitua a dupla crescente por assalto
pois para PVP será mais útil.
Combo Sugerido para PVP
Assalto - Corte Relâmpago - Assalto – Estilhaçar – Interferência Vital –
Fúria da Lâminas (Utilize apenas para finalizar)
- Choque Arcano Use de acordo com a necessidade, muitas vezes é interessante
usá-lo no início.
- Corte da Lua Gêmea - Ideal para uso em classes que se movimentam
rapidamente e te fazem andar durante o combo. Esta skills deve ser usada
esporadicamente e não tem posição/sequencia fixa na barra, use-a de acordo com
a necessidade, muito útil para causar queda a longa distância quando o adversário
tentar escapar.
OBS: Todas as skills aqui citadas utilize-as no nível máximo, ou seja, nível
20. Pois devido a umas atualizações o códon de resfriamento e execução não é
mais influenciado pelo nível da skills, ou seja, é fixo.
TG- Utilize o combo com maior área possível, neste caso prepare uma barra bem
próxima ou igual a de Up.
WEAPON-X
O famoso Weapon-X é o bug skills do Du, o mais complexo e praticamente imbatível. Abaixo lista de runas sugeridas para duelista dividirei esta explicação em 3 partes.
1º - Conhecimento e equipamento.
Para executa-lo em primeiro lugar é necessário um computador e uma net boa, em segundo mouse e teclado preciso, em terceiro a teoria, e em quarto e último lugar muito treino.
2º - Como fazer o Weapon-x? Você precisa atacar, cancelar e dar retarget no tempo certo. Um detalhe que facilita é configurar o cancele em um botão a sua escolha - Vá em opções/macro/selecionar meu personagem, (Eu utilizo o F5 para cancelar e o 8 para atacar) algumas pessoas conseguem executar o Weapon-X com Auto Atack ligado e outras com ele desligado, descubra qual é a melhor forma para você.
3º Executando o Weapon-x
Ataque - Cancele - mexa levemente o mouse e click -> repita esta sequência sem interrupções!
O jogo disponibiliza 15 slots para runas, abaixo lista de runas sugeridas para duelista.
Abaixo lista de runas supremas sugeridas para duelista
Isto é tudo que posso transmitir a vocês jovem duelistas, espero que tenho aprendido bastante, até a próxima.
Fontes: Cabal Brasil, Site Oficial Coreano.